
Casa onde Viveu
Entre 1946 e 13 de Junho de 1958, viveu na então Quinta do Ferro, localizada na atual Estrada da Circunvalação, Portela, concelho de Loures, Clara Morato de Abreu Ribeiro, conhecida por Maria da Purificação, cuja fama de santidade e vivência das virtudes cardeais e teologais, caracterizaram a sua vida. Zelosa para com os pobres e particularmente para com as crianças provenientes de famílias de risco, educadora por excelência e anunciadora da mensagem e dos valores do Evangelho, Maria da Purificação viveu dedicada ao serviço e à vontade de Deus, “como oferta e vítima, como perfume agradável.” (Ef. 5, 2b)
Junto à sua antiga casa, que foi restaurada conservando o seu quarto e outras divisões adjacentes, foi construída uma Capela.
A 17 Outubro de 1984 foi benzida a primeira pedra da capela da Obra, por Sua Eminência Cardeal Basil Hume e, a 8 de Junho de 1996, D. Albino Cleto, na altura Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, presidiu à cerimónia de inauguração da capela.
Esta capela acolhe celebrações eucarísticas regulares abertas à comunidade.
Todas as semanas, nas noites de quinta-feira (das 21.00h à 0.00h) e nas tardes de sexta (das 12.00 às 15.00h), é celebrada a Passio Domini, com celebração eucarística, adoração ao Santíssimo Sacramento, Confissão e recitação do terço. A vida de Clara é conhecida pela maior parte dos que frequentam estas celebrações.