FAQs
-
Quem foi Maria da Purificação? +
Viveu entre 1906 e 1958 em Lisboa, levando a grau heróico todas as virtudes cristãs.
Esposa e Mãe, acolhia diversas meninas em risco moral.
Ofereceu a sua vida pela purificação dos Sacerdotes e vivia incessantemente na oração e numa entrega generosa aos outros.
Teve como directores espirituais o Padre Cruz (Padre Francisco Rodrigues da Cruz), até 1948 e depois o Padre Gregório Verdonk até à sua morte.
Clara Morato de Abreu Ribeiro, adoptou o nome de Maria da Purificação.
No círculo dos seus mais próximos, era conhecida também por «Mãezinha» e por «Madrinha».
Faleceu no dia 13 de Junho de 1958, Festa de Santo António, que era o seu Padrinho do Baptismo e era Festa do Sagrado Coração de Jesus.
-
Que outros exemplos de santidade se assemelham? +
A vida de Maria de Purificação assemelha-se à de várias Beatas e Santas. Por exemplo: Santa Teresa do Menino Jesus e Beata Alexandrina da Costa (de Balazar).
-
Existem registos e/ou testemunhos ? +
Existem diversos registos civis, fotografias, cartas, relatos testemunhais orais e escritos de quem viveu de perto com Maria da Purificação.
Há também um diário feito pelo seu Confessor, Padre Gregório Verdonk, que é comprovado por várias pessoas. Estes testemunhos são o garante para que a Causa de Canonização possa avançar em vista de a elevar aos altares, se for da vontade de Deus.
-
Como está o Processo? Já foi iniciado? +
O Processo para a Causa de Canonização de Maria da Purificação está na fase inicial de recolha de testemunhos e de elaboração de um relatório preliminar para ser avaliado pelo Patriarcado de Lisboa.
A finalidade deste Relatório visa fornecer algumas considerações sobre a sua biografia e a sua vida espiritual.
A 25 de Junho de 2009, o Patriarcado de Lisboa aprovava os “Estatutos da Associação de Fiéis pela Canonização de Maria da Purificação”, num total de vinte e sete artigos.
Foi o impulso generoso e crente de um determinado grupo de fiéis, sacerdotes e leigos, que provocou a constituição desta Associação canónica, que por ser privada tem a sua origem na livre iniciativa dos cristãos, sem comprometer a hierarquia da Igreja Católica, com vista ao alcance de objetivos específicos (cf. Código de Direito Canónico, cânon 299).
-
Onde está sepultada? +
Maria da Purificação está sepultada no Cemitério de Sacavém. Mapa aqui Rua do Cemitério, 2685-032 Sacavém
A campa está no centro do cemitério, perto do muro que tem um corrimão (quem entra vira à esquerda e na metade dessa rua é do lado direito).
Horário de Inverno (Outubro a Março) – 9h às 13h e das 14h às 17h
Horário de Verão (Abril a Setembro)– 9h às 13h e das 15h às 18h
- 1