Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Saber mais | Continuar
Obra das Crianças - Maria da Purificação

Obra das Crianças

Já no fim da vida de Maria da Purificação, foram criadas condições básicas na Quinta de Ferro, junto à casa da sua família, para abrigar em regime de internato, crianças do sexo feminino, abandonadas e em grande perigo moral carecidas dos devidos cuidados para “assegurar-lhes a alimentação, alojamento, vestuário e vigilância médico-pedagógico e promover a sua educação suprindo a que deveria ser prestada no agregado familiar”.

Perante as dificuldades que foram surgindo, o Senhor Padre Gregório pediu ao Senhor Padre José Feiter (1924 – 2016) da Ordem dos Cónegos da Santa Cruz que, também ajudasse a Obra administrativamente, já que a vinha apoiando materialmente. Foi instituída uma comissão para assumir o cargo de gerência, pois ambos os Padres eram missionários e estavam incumbidos de múltiplas tarefas pastorais.

Em 1970, a título provisório, o grupo de crianças e jovens foi dividido, sendo um transferido para uma quinta em Meleças e outro grupo para uma residência cedida para este fim, em Fátima. Com a doação de uma outra casa em Fátima, o grupo de Meleças também pôde para lá ser transferido. Atualmente, o Lar Residencial encontra-se em plena funcionalidade em novas instalações, sempre com o intuito de proporcionar às crianças e jovens um desenvolvimento integral oferecendo todo o conforto e segurança, necessários e adequados às suas necessidades.

in http://fonsp.pt (Fundação Obra Nossa Senhora da Purificação)

 

Clara sempre zelava pelas crianças que ficavam em sua casa, bem como pelas outras que precisavam do seu auxílio. Na verdade, a caridade concreta e contínua (Tg. 2, 26) de Clara para com os mais necessitados e desprotegidos, esteve na génese da Fundação da Obra de Nossa Senhora da Purificação, fundada por Clara Ribeiro e P. Gregório Verdonk. Apesar das dificuldades e contratempos iniciais, e pretendendo continuar o praticado por Clara ao longo da sua vida, acolhendo crianças em perigo moral, permitindo-lhes uma vida de família e educação cristã, a primeira estrutura, embora precária, foi erguida em Novembro de 1956.

 

Obra das criancas CasaAtual

 

Fotos: em cima- Obra das Crianças em Fátima; em baixo- Obra das Crianças em Lisboa com a Casa e a Capela atrás.